• Curso Pré-Vestibular: (11) 5588.4822
  • curso_jabaquara@objetivo.br Cel 1199825-1415
Portal   

Notícia



Mudanças no vestibular Fuvest 2019; confira



Fundação Universitária para o Vestibular

 

O Conselho de Graduação da USP aprovou importantes alterações no processo seletivo para ingresso na Universidade. A principal é a diminuição de três para dois os dias de provas da segunda fase.

Até o processo de seleção 2018, a segunda fase era composta de três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. A partir do vestibular Fuvest 2019, todos os candidatos farão somente duas provas na segunda fase: a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas, ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida. Nessa prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.

Outra importante modificação no vestibular Fuvest está na inscrição dos candidatos. No ano passado, a USP adotou um sistema de reserva de vagas para os estudantes oriundos de escolas públicas e alunos de escola pública autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs).

Para a aplicação dessa resolução, a Fuvest adotará inscrições por modalidades de vagas já a partir da primeira fase do vestibular. Ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções:

Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito.

EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além do vestibular Fuvest, a USP possui outra forma de ingresso: o Sisu, gerenciado pelo MEC. As modalidades de vagas oferecidas pela Universidade via vestibular Fuvest e Sisu passam a ser compatíveis. Para o ingresso em 2019, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo governo do Estado de São Paulo, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com a institucionalização da reserva de vagas no vestibular Fuvest, a concessão de bônus deixa de existir. O programa de bonificação na nota do concurso vestibular Fuvest foi criado em 2006 para estimular o ingresso nos cursos da Universidade de estudantes egressos da escola pública.

O vestibular Fuvest não adotará mais o Processo de Reescolha. Esse processo era oferecido aos candidatos não matriculados que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, com interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas.

Em 2019, o número de chamadas de aprovados passará de seis para cinco. Isso foi decidido porque mais vestibulandos serão convocados para a segunda fase. Em cada carreira, serão chamados quatro vezes mais candidatos que o número de vagas da carreira. Antes, o máximo era até três vezes. O impacto disso será a convocação de mais 11 mil estudantes para a segunda fase. Caso haja vagas não preenchidas, elas estarão disponíveis nos processos de transferência interna (para os próprios alunos da USP) e externa (estudantes de outras universidades).

O que não muda para o vestibular Fuvest 2019 é o valor da taxa de inscrição. Ela permanece em R$ 170.

FUVEST 2019 – PROVAS

Para todas as carreiras, a 1ª fase será constituída de prova de Conhecimentos Gerais, entendendo-se como tal o conjunto de disciplinas que compõem o núcleo comum obrigatório do Ensino Médio. A prova de Conhecimentos Gerais será constituída de 90 questões, sob a forma de teste de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas, sendo correta apenas uma delas. Cada questão valerá 1 (um) ponto. Portanto, nessa prova, a nota máxima possível será 90 pontos. Os candidatos que obtiverem menos de 30% do valor da prova da 1ª fase serão eliminados do Concurso Vestibular FUVEST 2019 e não poderão participar da 2ª fase. Em cada carreira, serão convocados para a 2ª fase os candidatos mais bem classificados, em número correspondente a 4 vezes o número de vagas da carreira. Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada carreira, serão admitidos, para a 2ª fase, todos os candidatos nessa condição.

Para todas as carreiras, a 2ª fase será constituída de provas de Conhecimentos Específicos, com 2 (duas) provas de natureza discursiva, a saber: 1º Dia: Prova de Português e Redação; 2º Dia: Prova de disciplinas específicas (2 a 4 disciplinas), indicadas na Tabela de Carreiras e Provas a seguir:

Tabela de Carreiras e Provas - FUVEST 2019