21/07/2020
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Processo seletivo terá o aumento de 25% nas vagas oferecidas para as Engenharias.
Na segunda-feira, 20 de julho, o Ministério da Educação (MEC) informou que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, vai aumentar em 25% o número de vagas oferecidos em todos os cursos a partir do Vestibular 2021.
No total, os 25% correspondem a 30 vagas e, neste caso, o vestibular que oferecia 120 vagas passará a oferecer 150 oportunidades. Das vagas, 119 serão destinadas para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).
O aumento no número de vagas do ITA se deu devido ao estímulo do Governo Federal para formar mais engenheiros com o objetivo de atender a demanda por mão de obra qualificada no setor produtivo nacional.
Segundo o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, as vagas são importantes para que os novos profissionais possam atender o desenvolvimento de projetos no país. “Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, destacou.
O processo seletivo do ITA está entre os mais concorridos do país na área das Engenharias. O ITA oferece os seguintes cursos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. As vagas oferecem a opção Ativa e Reserva.
A Ativa é voltada para quem deseja ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira.
A Reserva é para os candidatos que não têm interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressar no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.
O cronograma do Vestibular 2021 já foi liberado pelo ITA que, inclusive, já realizou o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição. A relação de isentos está disponível, clique aqui para consultar.
O período de inscrição está previsto para ser realizado de 1º de agosto a 15 de setembro. As provas da primeira fase devem ser realizadas em 20 de novembro e a segunda fase nos dias 8 e 9 de dezembro.
Para mais informações acesse o Site do ITA.
Fonte: UOL Vestibular