• Curso Pré-Vestibular: (11) 5588.4822
  • curso_jabaquara@objetivo.br
Portal   

Notícia



Enem 2020: participantes fazem hoje o segundo dia de provas



24/01/2021
Exame Nacional de Ensino Médio

 

As provas impressas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas neste domingo, 24 de janeiro. Hoje, os participantes respondem questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Saiba mais sobre o Enem 2020

Este ano o Inep decidiu abrir os portões dos locais de prova mais cedo, às 11h30, para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus. O horário de fechamento continua o mesmo, às 13h, seguindo em todo o país o horário de Brasília. A aplicação começa às 13h30, com cinco horas de duração.

Veja os horários do Enem 2020 (2º dia):

 

Provas – 2º dia do Enem 2020

As provas serão aplicadas hoje das 13h30 às 18h30. Os estudantes deverão responder as questões das seguintes áreas:

 

 

O que levar?

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório a todos os participantes e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Para acessar o local da prova é obrigatório estar com o documento de identificação original com foto e caneta fabricada em material transparente e de tinta preta.

 

O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendado levá-lo para auxiliar na localização do local de exame. Os participantes também podem levar água e lanches para consumir durante o longo período de provas.

 

Coronavírus: Medidas de biossegurança

O Inep adotou para este ano de enfrentamento da pandemia algumas medidas para garantir a segurança dos envolvidos na aplicação do Enem 2020. Veja as principais informações:

 

 

Correção do Enem 2020

Os gabaritos oficias das provas impressas do Enem 2020 serão divulgados somente no dia 27 de janeiro. Já o resultado é esperado para o dia 29 de março.

 

Como foi o primeiro dia?

No último domingo, 17, os participantes fizeram a redação e responderam 45 questões de Linguagens e Códigos Suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira".

 

Entre os 5.687.271 de inscritos, menos da metade compareceu e a abstenção foi de 51,5%, sendo a maior da história. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, culpou a pandemia e a imprensa pelo alto número de ausentes.

Não houve aplicação de provas nos 56 municípios no Amazonas, com 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia (Espigão D'Oeste e Rolim de Moura), com 3.832 estudantes, devido à situação da pandemia nos locais.

De acordo com o Inep, participantes de 11 locais de provas tiveram problemas para fazer o exame devido à lotação das salas de aula, que ultrapassou os 50%. O instituto informou que os casos seriam averiguados e que os participantes poderiam solicitar a reaplicação.

 

Reaplicação

Quem não participou do primeiro dia de provas por doenças infectocontagiosas, como Covid-19, ou por problemas logísticos pode solicitar, entre 25 e 29 de janeiro, a reaplicação da prova por meio do envio das documentações que comprovem a situação.

 

Já os participantes que não farão a prova hoje por motivos de saúde tiveram até ontem, 23 de janeiro, para informar a situação.

A reaplicação do Enem 2020 será nos dias 23 e 24 de fevereiro e as provas seguirão o mesmo formato a aplicação regular.

 

Enem Digital 2020

Esta será a primeira edição do Enem Digital. O exame será feito em computadores, com exceção da redação, e são esperados 96.086 participantes para realizar as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No entanto, a maioria ainda não consultou o cartão com o local de prova.

 

Para mais informações acesse a página do Enem 2020.

Fonte: UOL Vestibular