25/10/2021
Instituto Militar de Engenharia
Começa nesta segunda-feira, 25 de outubro, a segunda fase do Exame Intelectual (EI) do Vestibular 2021/2022 do Instituto Militar de Engenharia (IME). São esperados 711 candidatos para as provas que seguem até a próxima quinta-feira (28).
Os portões dos locais de prova serão aberto às 11h30 e fechados às 12h45, já a avaliação começará às 13h30 (horário de Brasília). A segunda etapa do Vestibular será aplicada em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES, assim como a fase anterior.
O informe de medidas sanitárias do IME traz as orientações para a realização das provas, confira:
Em relação aos itens obrigatórios para a realização das provas, os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), além de caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).
As provas da segunda etapa do Vestibular serão compostas assim:
Participam desta etapa os 711 candidatos que foram classificados nas provas realizadas em 10 de outubro, fase que contou com 15 questões objetivas de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. Dos convocados, 473 são da Ativa e 238 da Reserva.
O IME publicará as notas da segunda etapa do Exame Intelectual em 7 de dezembro, no Portal do Candidato.
O resultado preliminar será publicado em 9 de dezembro. Quem tiver participado de todas as etapas do Vestibular terá direito a pedir vistas até o dia 10 seguinte. Já o Requerimento de Revisão de Questões (RRQ) poderá ser solicitado em 12 e 13/12.
Já o resultado final do Vestibular, lista que trará os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis e os excedentes, será divulgado em 23 de dezembro.
Os candidatos aprovados e os excedentes deverão participar da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) em janeiro de 2022.
As oportunidades do IME são divididas em Ativa e Reserva. Quem pretende seguir carreira militar concorre na modalidade Ativa, já as pessoas que querem somente fazer os cursos de Engenharia seguem como Reserva.
Para a Ativa, o IME concede fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo nos primeiros quatro anos de curso. No quinto, eles são promovidos a 1º tenentes e passam a receber remuneração.
O IME oferece 80 vagas para a Ativa, sendo 16 destinadas para candidatos negros. Já a Reserva conta com 12 oportunidades, das quais duas são para os negros.
O instituto oferece os seguintes cursos de Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
A escolha pela Engenharia só é realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação do candidato e o número de vagas disponíveis.
Os cursos do IME são ministrados em sua sede, no Rio de Janeiro, no Sopé do Pão de Açúcar.
Mais informações pelo site da seleção e no Manual do Candidato.
Fonte: UOL Vestibular