03/11/2021
Universidade Estadual de Campinas
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro, as inscrições da seleção Enem-Unicamp 2022. O prazo se encerra no próximo dia 30, às 17h.
Faça sua inscrição na seleção Enem-Unicamp 2022
A taxa é de R$ 30, mas candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem. A instituição também concedeu a isenção para candidatos que solicitaram o benefício em junho e atenderam aos requisitos. O resultado pode ser visto aqui.
Os candidatos podem utilizar as pontuações das edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pesos de cada área e as notas de corte mudam de acordo com o curso da Unicamp e podem ser vistos no quadro disponível no anexo II do edital).
A Unicamp dá ao candidato a possibilidade de inscrição em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Além disso, o participante terá que escolher em qual modalidade de concorrência/segmento deseja concorrer.
A Unicamp oferece 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022. As modalidades de concorrência, chamadas pela universidade de "segmentos", são:
I - Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja);
II - pretos ou pardos, independente do percurso de formação;
III - Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja) e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
A seleção Enem-Unicamp terá cinco chamadas regulares, as quais coincidem com chamadas do Vestibular 2022 da universidade.
A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, com isso, houve remanejamento das vagas do edital para o Vestibular 2021.
Mais informações no edital e pelo site da seleção Enem-Unicamp.
Fonte: UOL Vestibular